Nas Séries Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), assistimos a uma mudança definitiva e profunda na vida dos alunos: a forma de compreender o mundo passa a ser entendida com os traços da adolescência, que provoca uma pequena revolução no sujeito, com repercussão em todos os âmbitos da vida. Na escola, essa mudança se concretiza em condutas que simbolizam claramente esse crescimento. Para responder a essas mudanças, na forma de desafios e estímulos ao desenvolvimento, a escola também precisa se adequar.

O Ensino Fundamental tem por objetivo a formação acadêmica básica da criança, tendo em vista o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, a aquisição do conhecimento, o desenvolvimento das competências e habilidades, a formação de atitudes e valores, a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, visando assim o posicionamento do estudante de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, bem como do fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e da religiosidade.

Nesse segmento, o aluno passa a conhecer de maneira sistemática e aprofundada as diversas áreas do conhecimento. Por intermédio dessas áreas, conseguem ampliar sua compreensão de mundo e estabelecer relações entre o cotidiano e os conceitos que nortearão a sua aprendizagem, de forma questionadora e crítica. Ganha, também, mais autonomia em seu estudo individual com um professor para cada disciplina, além de estarem inseridos em atividades diferenciadas, que fortalecem o vínculo positivo com o conhecimento, como os projetos didáticos.

Na área social, a escola torna-se um espaço de ampliação das relações com os colegas de turma e a identificação dos interesses afins nos grupos de amizade. Nesse sentido, investimos no Projeto Zelo Bom, que cultiva o respeito às diferenças, o bom convívio e o cuidado pelo espaço coletivo, segundo a regra do nosso Pai São Bento.